A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma das medicinas mais antigas do mundo com os primeiros registos cerca de 3000ac e é a denominação dada ao conjunto de terapêuticas, teorias e técnicas desenvolvidas ao longo de milhares de anos.
Tem uma vertente preventiva e terapêutica e para além da acupuntura mais comum no ocidente, a MTC inclui técnicas como massagem (Tui-Na), exercícios respiratórios (Qi Gong), moxabustão (aplicação de calor sobre os pontos ou meridianos), auriculoterapia, orientações nutricionais e farmacopeia chinesa (medicamentos de origem animal, vegetal – fitoterapia – e mineral), ventosas (ventosaterapia), magnetoterapia, …
A conceção filosófica chinesa a respeito do Universo está apoiada em pilares onde se baseia o raciocínio clínico básicos (desconhecidos para os ocidentais) – Tao, o Qi, a teoria yin/yang, os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), os Zang Fu (Órgãos e Vísceras) e fluxo de Qi (energia vital) e xué (sangue).
A acupuntura, do latim acus (agulha) e pungere (colocação/punção) é um ramo da MTC que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, com objetivo de restabelecer o equilíbrio energético.
Estão descritos na literatura alguns efeitos benéficos da acupuntura para o organismo, tais como: controla a dor aguda e crónica, melhora as funções digestivas, diminui as consequências nefastas provocadas pelo stress, acalma o sono, estimula a circulação energética e aumenta a resposta imunitária.
Numa primeira consulta são recolhidos os dados de história clínica, quais as queixas, o estado de saúde geral e estilo de vida. Consoante o diagnóstico é estabelecido o plano terapêutico que pode englobar sessões de acupuntura e toma de fitoterapia.
Os protocolos terapêuticos para cada doente são diferentes e têm em conta o estado energético do indivíduo. Os pontos de acupuntura eleitos para o tratamento têm localização anatómica concreta e devidamente descrita, bem como os meridianos energéticos.
A acupuntura pode ser aplicada em diferentes áreas de intervenção, desde as doenças neuromusculares, doenças de pele, cardíacas, pulmonares, gastrointestinais, renais, psíquicas, endócrinas, até alterações na gestação e amamentação e dependências químicas. De um modo geral nem só as pessoas com um diagnóstico clínico podem beneficiar de tratamento pela acupuntura, mas também quem sofre de sintomas vagos que não consegue um alívio com os tratamentos convencionais.
Patologias mais comuns
- Alterações do sistema nervoso (depressão, ansiedade, alterações de humor)
- Enxaqueca
- Insónia
- Zumbidos e vertigens
- Asma
- Sinusite
- Alergias
- Dor crónica
- Dor lombar e ciatalgia
- Náuseas e vómitos
- Diarreia e obstipação
- Hipertensão arterial
- Problemas menstruais e síndrome menopáusico
- Infertilidade
- Problemas osteoarticulares
- Palpitações
- Hemorróidas
- Emagrecimento
- Dependências (alcoolismo, tabagismo, …)